Quem somos

Fundadores

Cássio Telles Ferreira Netto e Ana Claudia Pastore foram os fundadores do CAESP – Conselho Arbitral do Estado de São Paulo, em 1998. Ambos formados pela FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas em 1989, já trabalhavam juntos ao associaram-se para atuação na área do Direito Administrativo através de escritório de advocacia.

Sempre acreditaram e lutaram por formas amigáveis para dirimir controvérsias. Logo após a promulgação da Lei de Arbitragem, em 1996, entenderam haver um manancial interminável de pessoas e empresas ávidas pela possibilidade de utilização de soluções alternativas ao Poder Judiciário, para resolver conflitos de diversas ordens.

Com enorme vontade de empreender e certa dose de idealismo, lançaram-se na difícil tarefa de tornar realidade a utilização dos Métodos Alternativos de Solução de Conflitos.

Foi assim que decidiram fundar a câmara que funciona desde então.

Mestre Carlos Ferreira Netto

Mestre Carlos Ferreira Netto

Entretanto, não iniciaram sozinhos jornada tão complexa. Muito bem acompanhados da Professora Selma Lemes e do Professor Carlos Alberto Carmona, co-autores da Lei 9.307/96, que até hoje compõem o Conselho Diretivo do CAESP, desenvolveram a estrutura inicial da câmara, seu Regulamento Interno, Código de Ética, bem como demais diretrizes necessárias ao bom andamento dos procedimentos arbitrais.

Além deles, foi de fundamental importância o apoio do mestre Carlos Ferreira Netto, que acreditou, investiu e colaborou de forma a viabilizar esse empreendimento.

Até os dias de hoje, sempre amparado nos mais brilhantes especialistas na área, o CAESP desenvolve um trabalho de excelência sob a batuta de seus fundadores.


Cássio Telles Ferreira Netto

cassiotelles@caesp.org.br

 

Ana Claudia Pastore

anaclaudia@caesp.org.br

 

Apresentação

O CAESP – Conselho Arbitral do Estado de São Paulo é uma entidade privada, independente e sem fins lucrativos, fundada em 1998 pelos advogados Cássio Telles Ferreira Netto e Ana Claudia Pastore.

A instituição tem por objetivo harmonizar as relações humanas através da Mediação e da Arbitragem, contando com árbitros, advogados e outros profissionais especialmente treinados para a administração do conflito de maneira justa e eficaz.

Para o desempenho de suas funções o CAESP possui um moderno suporte estrutural, que traz imensa agilidade a todo o processo.

Seu corpo de técnicos é formado por profissionais altamente especializados, com ampla experiência e conhecimento nas várias áreas do direito, de forma a oferecer sempre a mais rápida e justa administração e solução de conflitos. O CAESP é composto por uma Diretoria Executiva, um Conselho Técnico, bem como Conselhos Ético e Benemérito.

Conselho Diretivo

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente
Cássio Telles Ferreira Netto

Vice Presidente Administrativo
Ana Claudia Pastore

Vice Presidente de Relações Institucionais
Adriana Pucci

Superintendente
Ana Claudia Pastore

Superintendente de Relações Internacionais
Luisa Fernandes

Gerente Jurídica
Sylvia Regina Sabino

CONSELHO DE ÉTICA

Presidente
Carlos Alberto Carmona

José Pastore
Sociólogo e Professor Titular da USP – Universidade de São Paulo.

Mário de Barros Duarte Garcia
Advogado especialista em Direito Societário, Internacional e Arbitragem.

Mário Sérgio Duarte Garcia
Advogado especialista em Direito Civil e Internacional.

CONSELHO TÉCNICO

Presidente
Carlos Alberto Carmona

Arnold Wald
Advogado e Professor Titular de Direito Civil da UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Membro da Corte Internacional de Arbitragem da CCI.

Selma Maria Ferreira Lemes
Advogada e co-autora da Lei Federal nº 9.307/96 – Lei de Arbitragem.

Cássio Mesquita Barros
Advogado especialista em do Direito do Trabalho.

Francisco José Cahali
Advogado e Professor Titular da PUC – Pontifícia Universidade Católica. Especialista nas áreas de Direito Civil e Consumidor.

Sebastião Botto de Barros Tojal
Advogado especialista em Direito Público/Administrativo.

Claudio Ferraz de Alvarenga
Especialista em Direito Público/Administrativo

CONSELHO BENEMÉRITO

Aparecido Scorsato
Professor Doutor em Filosofia – In Memorian

Carlos Ferreira Netto
Advogado especialista em Direito Público/Administrativo – In Memorian

Milton Flávio Lautenschläger
Especialista em Processo Legislativo

Eurico de Andrade Azevedo
Advogado especialista em Direito Público/Administrativo